domingo, 11 de outubro de 2015

O Bom e o Mau de fazer Voluntariado! ❤️

Foi há cerca de duas semanas que fiz pela 1º vez voluntariado. Este fim-de-semana voltei a fazer. Posso só ter feito voluntariado duas vezes, mas já aprendi algumas coisinhas, tanto boas, como más.


1- Ouçam primeiro, falem depois!
Algumas pessoas nem se dão ao trabalho de ouvir o que quero dizer, quando as abordo é logo "não não, tenho pressa", "não tenho trocos" (mesmo não estando a pedir dinheiro) etc. Ouçam, por favor!

2- Testemunhos Fantásticos
O tipo de voluntariado que faço é para recolher alimentos para os animais abandonados. Muitas das vezes, quando abordo as pessoas, ouço testemunhos fantásticos. Desde uma senhora que dá comida a 60 gatos, outra senhora que tem 30 e tal gatos, 4 cães e ainda cavalos e ainda assim doou imensa ração para os animais. No fim ainda pediu desculpa porque era pouco (era muito mesmo!). Estes são alguns dos que mais me marcaram.

3- NUNCA julguem a pessoa pela aparência!
Uma das partes do voluntariado que faço, é ficar à porta dos supermercados a abordar as pessoas que entram. As pessoas que aparentam ser as mais simpáticas, são as que não querem saber do que digo. As que aparentam ser muito convencidas ou parecem ser antipáticas, são as que mais dão.

4- Por Favor Não Fale Comigo!
Já percebi que algumas pessoas tem truques para não seram abordadas. Mesmo no momento em que estão prestes a entrar, pegam no telémovel ou começam a ler alguma coisa. Outras começam a andar mais rápido, outros colocam os phones nos ouvidos, etc. Tudo isto para não serem incomodados.

5- Revolta
Desta última vez que fiz voluntariado, senti ao principio que nada estava a correr bem, as pessoas não queriam saber rigorosamente nada do que eu dizia, basicamente só ouvia "nãos". Claro que fiquei triste e revoltada, mas tive que respirar fundo e pensar que é completamente normal, pode começar assim mas não se pode é perder a esperança. Tento pensar que a pessoa que vem a seguir vai nos ouvir, sorrir e principalmente, ajudar os que mais precisam.

6- Obrigado!
Durante o voluntariado digo muitas vezes obrigado. Mas os obrigados que mais gosto de dizer são quando estou na parte da recolha dos alimentos. Até podem doar uns simples biscoitos, mas é tão bom ver que as pessoas se preocupam. Obrigada, muito OBRIGADO!

7- Sentimento de Missão Cumprida
Depois de acabar o meu turno, fico sempre feliz e de coração cheio. Sinto que fiz a minha parte e esse sentimento, ninguém me tira! ❤️



Em tudo há o lado bom e o lado mau. Mas o bom...sobrepõe, sempre! 



                                                  Facebook   ❤️   Instagram   ❤️   YouTube   ❤️   Tumblr

Sem comentários:

Enviar um comentário